quarta-feira, 24 de novembro de 2010

Aula [8] - Exercícios

3 comentários:

  1. 1)Qual é a relação entre o calor cedido a um sistema, a variação ocorrida em sua energia interna e o trabalho externo por ele realizado?
    RESPOSTA : Um sistema, ao variar de um estado incial a outro estado final, geralmente troca calor com a vizinhança. Consequentemente, sua energia interna sofre variações, passando de um valor inicial Ui para um valor final Uf , ou seja, ΔU = Uf - Ui.
    -Uma parte da energia poderá ser usada para o sistema realizar um trabalho (W), expandindo-se (W > 0) ou contraindo-se (W < 0 ). Se o sistema não alterar seu volume seu trabalho será nulo.
    -A outra parte da energia será absorvida pelo sistema, transformando-a em energia interna. Se a temperatura do sistema não variar (transformação isotérmica), então a energia interna será nula (ΔU = 0).

    2)Se um trabalho é realizado sobre um sistema, sua energia interna aumenta ou diminui? Se o trabalho é realizado pelo sistema, a energia interna aumenta ou diminui?
    RESPOSTA:Sobre um sistema sua energia diminui,mas se um trabalho é realizado pelo um sistema sua energia aumenta.

    ResponderExcluir
  2. A repressão – Enquanto os rebeldes procuravam unificar as forças antiabsolutistas da Bahia ao Ceará, o imperador tratava de impe­dir a união das províncias, reprimindo-as separadamente. A carência de recursos mate­riais e financeiros fez o governo central apelar para empréstimos externos e contratar forças mercenárias a fim de organizar a repressão. Para tanto, contribuiu principalmente a Inglaterra, com elevados empréstimos, além do concurso de forças navais sob comando de Lord Cochrane.

    Com a carta régia de 25 de julho de 1824, D. Pedro suspendeu todas as garantias constitucionais às províncias rebeladas e criou as temíveis comissões militares sob a presidência do brigadeiro Francisco de Lima e Silva, para o julgamento sumário dos rebeldes.

    Enfim, a 2 de agosto de 1824 partiram as tropas de repressão por terra e mar, chefia­das, respectivamente, pelo brigadeiro Lima e Silva e por Lord Cochrane. Em 17 de setembro de 1824, as forças de Lima e Silva domina­ram Recife e Olinda, principais centros de resistência, após o emprego da mais extremada violência. O Ceará continuou a resistir, mas em 29 de novembro de 1824 as tropas rebeldes capitularam.

    ResponderExcluir