terça-feira, 26 de outubro de 2010

Aula [4] - Funcionamento de uma panela de pressão

15 comentários:

  1. NOMES: Bruna Oleques ; Daniella

    Os alimentos cozinham mais rapidamente na panela de pressão porque como a panela é bem fechada,o vapor não escapa,fica 'preso' lá dentro. Com isso aumenta a pressão,e consequentemente,a temperatura será maior se compararmos a uma panela normal.Se a pressão aumentar , a temperatura de evaporação também irá aumentar. Já o volume, continua constante.

    ResponderExcluir
  2. Marjana Caetano/Stefani Holkem/Carla Vargas 2ºD
    Na panela de pressao os alimentos cozinham, mais rapido porque ela e um recipioente fechado e vedado,e ao pressao seja diferente das panelas comuns,com temperaturas maiores de 100ºc.

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. As panelas de pressão fazem com que a água ferva a temperaturas superiores a 100ºC. Isso faz com que haja uma maior concentração de vapor d'água dentro da panela. Esse vapor não se dispersará facilmente pois a panela é bem vedada, assim o calor será conservado e a pressão aumentará. Como consequência, teremos a diminuição no tempo de cozimento dos alimentos.
    A temperatura e a pressão são proporcionais, ou seja se a temperatura aumenta/diminui a pressão também aumenta/diminui. Já o volume permanece constante.

    ResponderExcluir
  5. Nome:Claiton Pq a um aumento de pressão no interior da panela que implica também um aumento do ponto de ebulição da água presente no interior da panela. A água, ao invés de evaporar a 100 °C, vai evaporar a uma temperatura bem mais elevada. Assim, os alimentos cozinham a uma temperatura maior que 100 °C sem que a água do cozimento se evapore e os alimentos se queimem! E isso num tempo bem menor que o de uma panela normal.Apenas a pressão e a temperatura variam dentro da panela mas o volume sempre será o mesmo.

    ResponderExcluir
  6. A água ferve normalmente a 100ºC,num recipiente aberto.Qualquer que seja o tempo que a água demore para ferver nessas condições,a temperatura continuará a mesma.Se você mantiver alta a chama de gás,depois que a água já estiver fervendo,estará apenas desperdiçando gás.O que estiver dentro da água levará o mesmo tempo para cozinhar.O excesso de calor produzirá apenas a evaporação mais rápida da água.É possível,entretanto,tornar a água mais quente que 100ºC,aumentando a pressão.É o que fazem as panelas de pressão.Como são recipientes fechados,conservam o calor e a pressão aumenta. Nessas panelas,em vez de ferver a 100ºC,a água(e o vapor)atinge temperaturas mais altas, cerca de 120ºC.Evidentemente cozinha mais rápido.

    ResponderExcluir
  7. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  8. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  9. leo disse:
    na panela de pressao cozinha mais rapido pq sua temperatura eh superior ah 100 graus celsius e tbm pq a panela eh fechada e com isso o vapor passa de 120 graus celsius obviamente cozinha mais ligeiro.

    ResponderExcluir
  10. leo disse:
    na panela de pressao cozinha mais rapido pq sua temperatura eh superior ah 100 graus celsius e tbm pq a panela eh fechada e com isso o vapor passa de 120 graus celsius obviamente cozinha mais ligeiro.

    ResponderExcluir
  11. Como a panela de pressão é muito bem fechada e vedada, o vapor formado dentro dela não escapa e fica preso lá dentro, assim aumentando a pressão no interior da panela. Como a pressão será maior, a água vai precisar alcançar uma temperatura ainda maior para evaporar, no caso, temperaturas acima de 100ºC, sua temperatura normal de ebulição em uma panela comum. Assim os alimentos cozinham mais rapidamente.

    Emerson P. Homrich e Franceline

    ResponderExcluir
  12. Felipe dos Santos Abbad/Anderson/ Bruna Gomes

    Porque na panela de pressão, a tampa possui uma vedação muito boa, então o vapor que é formado dentro da panela não escapa para atmosfera, fica preso la dentro e esse vapor aumenta a pressão no interior da panela, com o aumento de pressão a água lá dentro precisa de uma temperatura maior para evaporar, então a temperatura dentro de evaporação dentro da panela é maior do que os 100ºC da panela comum, e alem da temperatura ser maior, o vapor permanece lá dentro aquecendo os alimentos, o que não acontece na panela comum. Então se a pressão aumentar a temperatura de evaporação também aumenta.

    ResponderExcluir
  13. Os alimentos cozinham mais rápido na panela de pressão porque são cozidos a temperaturas acima do ponto de ebulição a água (100 ºC). A pressão e a temperatura são proporcionais – se uma aumenta, a outra também aumenta. Já o volume permanece constante, caracterizando uma transformação isovolumétrica.

    ResponderExcluir
  14. A temperatura geralmente é acima de 100ºC dentro de uma panela de pressão, enquanto em uma panela normal a temperatura chega no máximo a 100ºC. Isso faz com que os alimentos cozinhem mais rapidamente em uma panela de pressão.
    A alta temperatura em recipiente fechado faz com que a pressão se eleve. O volume não pode ser muito grande, pois se não a panela poderá explodir.

    Matheus

    ResponderExcluir
  15. A panela de pressão faz com que a temperatura da água fique superior a 100ºC.Com isso há maior concentração de vapor d'água dentro da panela. O vapor não se distribuirá fácil pois a panela é bem vedada, com isso, o calor será conservado fazendo com que a pressão aumente. E diminuirá o tempo de cozimento dos alimentos.
    A temperatura e a pressão são proporcionais, ou seja, se a temperatura aumenta/diminui a pressão também aumenta/diminui. E o volume permanece constante.

    ResponderExcluir